Celebração do Dia das Meninas marca data importante da cultura japonesa

Escola Roberto Norio é destaque em reportagem de tecnologia na educação
28 de fevereiro de 2020
Por que ter (ou não) um animal de estimação na infância?
11 de março de 2020

Evento, que acontece em 3 de março, é festejado na Escola Norio; alunos produzem painéis com trabalhos manuais, como origamis, e relembram o significado da comemoração

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em todo o mundo em 8 de março. Cinco dias antes, os japoneses comemoram uma outra data, o Dia das Meninas (Hinamatsuri). É um evento que ocorre no dia 3 de março e tem como objetivo desejar o crescimento feliz e saudável das meninas da família (na cultura japonesa também é celebrado o Dia dos Meninos no dia 5 de maio).

“A comemoração também marca o desabrochar das flores do pessegueiro, muito importantes na cultura japonesa e nas decorações do Hinamatsuri, por terem, segundo a tradição, o poder de purificar e proporcionar longa vida às pessoas”, conta Pamella Ikezili, professora de língua japonesa da Escola Roberto Norio.

De acordo com a educadora, muitas são as explicações sobre as origens do Hinamatsuri. Uma das mais conhecidas diz que a celebração teve origem na China e que, inicialmente, os chineses se preparavam para a mudança de estação purificando seus corpos nas águas de um rio. O costume teria sido adaptado pelos japoneses, que passaram a se purificar por meio de bonecas de papel (hinaningyō), que representariam seus corpos, passando a elas suas doenças e más energias e as jogando no rio. Como as bonecas são brinquedos comumente associados às meninas, a partir do Período Edo, o evento passou a ser focado na purificação das garotas da família. Por esse motivo, o Hinamatsuri é hoje conhecido como o “Dia das Meninas”.

Determinadas comidas e bebidas tradicionais integram a celebração do
Hinamatsuri, como o hishimochi (mochi de três cores, que representa o desejo de
uma vida saudável para as meninas), o hina arare (doce crocante e açucarado de três ou
quatro cores, que simbolizam os votos de felicidade e força para as meninas), o
chirashizushi (sushi servido sobre uma porção de arroz em uma tigela) e o amazake (sakê
de baixo teor alcóolico).

Por se tratar de um evento importante para a cultura japonesa, o Hinamatsuri também é comemorado na Escola Roberto Norio. Os alunos do curso de língua japonesa produzem painéis com trabalhos manuais, como as bonecas hinaningyō em origami ou em outros materiais que também possibilitem a sua expressão artística.

“Durante o processo de produção dos painéis, explicamos e relembramos o Hinamatsuri, assim como os elementos que o compõe, atribuindo significado aos trabalhos manuais que as crianças fazem. Os painéis ficam expostos por cerca de duas semanas com os nomes
dos alunos e explicações sobre o evento, para que os pais também tenham a oportunidade de compreender sua importância”, completa a professora Pamella.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *